O verdadeiro paraíso de Jalapão

  • 9 de outubro de 2017
  • 0 Comentários

Se você é daqueles que gostam de explorar o território nacional brasileiro, temos um destino incrível para conhecer: Jalapão. A cidade fica perto das fronteiras com a Bahia e o Piauí e é um verdadeiro paraíso natural. Não vai encontrar nenhuma agitação, muito pelo contrário. Aqui é o refúgio para quem está cheio da agitação do dia-a-dia. Venha agora conhecer os lugares mais bonitos de Jalapão.

Por se tratar de passeio ecológicos, a maioria necessita de algum esforço físico para chegar. Um dele é a trilha da Pedra Furada. A formação de rocha arenito se encontra num formato perfeitamente moldado pelos aspectos naturais durantes milhares de anos. Hoje essa vista linda serve de cenário para o pôr do sol.

Essa trilha foi mais para aquecimento porque a subida à Serra do Espírito Santo foi pra valer. Do alto da serra dá para ter uma noção do quanto esse lugar é belo. Mas para chegar lá não tem moleza. São cerca de 50 minutos de subida em uma região de cerrado. Essa beleza de lugar simboliza o início do Parque Estadual do Jalapão. De cima é possível identificar também uma das mais belas paisagens locais, as dunas.

As dunas se originaram no processo erosivo da serra. Isso acaba criando o ponto mais famoso da cidade, os montes de areia. Assim como nos Lençóis Maranhenses e nas Dunas de Natal o local encanta pela beleza e faz lembrar as areias do deserto. Muito lindo.

No contraste com as secas areias das dunas, aqui vai encontrar também várias refrescantes cachoeiras. Na Cachoeira da Formiga vai encontrar uma água de coloração extremamente bonita e que repõe as energias de um dia cansativo. A Cachoeira da Velha se destaca pela força da queda d’água, possibilitando a prática de rafting. A cachoeira deságua no igualmente espetacular Rio Novo. Uma perfeição da natureza.

Tudo isso mostrado ganhou nossa admiração levando a considerar um dos lugares mais bonitos do Brasil. Mas o que mais nos impressionou foi os fervedouros. O fenômeno se trata de águas que saem de lençóis freáticos, saem com pressão tão forte que fazem os banhistas flutuar naturalmente. Com águas maravilhosas e cores estonteantes, esse ponto é de tirar do sério. Os melhores são os Fervedouros do Ceiça e Fervedouro Bela Vista.

Não deixe de conhecer as vendas de artesanatos da região. Em Ponta Alta e São Félix fazem sucesso com as peças de capim dourado. Essa espécie rara de capim só encontrada nessa região do Tocantins, o que torna ainda mais legal essa recordação.

Esperamos ter ajudado com dicas e informações sobre a sua viagem. Não se esqueça, dúvidas e aflições sobre as suas férias, você tira aqui.

deixe seu comentário

Compartilhe